Thursday, February 24, 2011

Pericórese e Axioma de Rahner: Uma Introdução

Esta postagem visa a apenas introduzir o leitor a parte do que foi tema de minha dissertação de mestrado intitulada "A Análise de uma Impregnação Mútua entre a Teologia e a Matemática: Uma Revisitação da Doutrina da Santíssima Trindade à Luz do Conceito de Infinito de Georg Cantor". De fato, aqui está apenas um trechinho sintético para informar ao leitor de que falei extensivamente em minha dissertação, que está sendo preparada para publicação no Scribd.


Enquanto isto, dê uma breve olhada no assunto que, segundo eu descobri, jamais foi tratado por esta perspectiva em toda a História da Igreja Cristã, até porque os resultados de Georg Cantor datam do século 19 e os de Karl Rahner, do século passado (20).


Vale a pena conferir o assunto, apesar de sua declarada complexidade. Todavia, como a doutrina da Trindade é a espinha dorsal de toda a Bíblia, tornando-se a abordagem metodológica trinitária o arcabouço a partir do qual se deve construir um sistema unificado de teologia bíblica do AT e do NT, uma espécie de Mitte, e haja visto que este tema aufere muito mais lucidez a partir de sua explicitação no NT e ao longo da história da doutrina cristã, justifica-se minha abordagem. A elaboração de minha nova matriz disciplinar, na mesma linha do que acontece com o desenvolvimento científico, constrói uma nova analogia para reavaliarmos esse tema tão antigo e tão complexo, mas que será visto por uma nova perspectiva que acredito veio para ficar nos estudos bíblicos e teológicos.


Prof. Fabiano Ferreira




3 comments:

  1. Olá profº

    Coloquei links diretos do seu vídeo no youtube no meu site para divulgar entre meus alunos, veja:

    www.alexfisica.com.br

    Parabéns pelas suas ideias!
    Vamos discutir em sala.

    ReplyDelete
  2. Olá, onde posso ler mais sobre isso?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Há muitos bons livros sobre o assunto, Helaine. Entretanto, grande parte está em alemão e em inglês. Mas, já tem alguns bons em português, como o livro do Ladaria, TRINDADE, A - MISTÉRIO DE COMUNHÃO e O Deus Vivo e Verdadeiro: o Mistério da Trindade - Luis F. Ladaria. Espero poder publicar minha dissertação em breve. Estou preparando um artigo para uma revista. Aguarde. Forte abraço!

      Delete