Enquanto isto, dê uma breve olhada no assunto que, segundo eu descobri, jamais foi tratado por esta perspectiva em toda a História da Igreja Cristã, até porque os resultados de Georg Cantor datam do século 19 e os de Karl Rahner, do século passado (20).
Vale a pena conferir o assunto, apesar de sua declarada complexidade. Todavia, como a doutrina da Trindade é a espinha dorsal de toda a Bíblia, tornando-se a abordagem metodológica trinitária o arcabouço a partir do qual se deve construir um sistema unificado de teologia bíblica do AT e do NT, uma espécie de Mitte, e haja visto que este tema aufere muito mais lucidez a partir de sua explicitação no NT e ao longo da história da doutrina cristã, justifica-se minha abordagem. A elaboração de minha nova matriz disciplinar, na mesma linha do que acontece com o desenvolvimento científico, constrói uma nova analogia para reavaliarmos esse tema tão antigo e tão complexo, mas que será visto por uma nova perspectiva que acredito veio para ficar nos estudos bíblicos e teológicos.
Prof. Fabiano Ferreira
Olá profº
ReplyDeleteColoquei links diretos do seu vídeo no youtube no meu site para divulgar entre meus alunos, veja:
www.alexfisica.com.br
Parabéns pelas suas ideias!
Vamos discutir em sala.
Olá, onde posso ler mais sobre isso?
ReplyDeleteHá muitos bons livros sobre o assunto, Helaine. Entretanto, grande parte está em alemão e em inglês. Mas, já tem alguns bons em português, como o livro do Ladaria, TRINDADE, A - MISTÉRIO DE COMUNHÃO e O Deus Vivo e Verdadeiro: o Mistério da Trindade - Luis F. Ladaria. Espero poder publicar minha dissertação em breve. Estou preparando um artigo para uma revista. Aguarde. Forte abraço!
Delete